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- LTP3
- Linguagem Técnica de
- Programação 3
- Aula01
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- Java é tanto uma linguagem de programação de alto nível quanto uma
plataforma.
- Java como linguagem de programação
- desenvolvimento de aplicações locais, centralizadas e distribuídas
- desenvolvimento de aplicações cliente/servidor que executam em browsers
- Java como plataforma
- ambiente de execução neutro (JRE - Java Runtime Environment) para
diferentes plataformas
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- Compilação:
- geração de código executável
- depende da plataforma de execução
- tradução lenta X execução rápida
- Interpretação pura
- sem geração de código
- execução lenta, independente de plataforma
- Híbrida
- geração de código intermediário
- independente de plataforma de execução
- tradução rápida X execução não muito rápida
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- Problema:
- Para ter flexibilidade e segurança, abre-se mão do tempo de execução;
- Um programa Java típico roda 10 vezes mais lento que um programa
equivalente em linguagem nativa
- Solução: JIT (Just-in-time compilation)
- Compiladores JIT convertem programas Java para linguagem de máquina
nativa assim que os mesmos são lidos.
- Penalidade: a leitura dos programas se torna mais lenta.
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- “Write once, run anywhere™”
- código irá executar em muitos lugares onde língua e costumes são
diferentes
- Internacionalização: programas maleáveis, que se adaptam à linguagem e
costumes locais
- Localização: usar ferramentas de internacionalização para adaptar o seu
programa para um locale específico
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- Java, como C/C++ distingue entre letras maiúsculas e minúsculas
- Exemplo: benvindo difere de Benvindo
- Nomes de classes iniciam com maiúscula
- Nomes de variáveis iniciam com minúsculas
- Nomes de métodos são verbos que iniciam com minúscula e após usam
maiúsculas
- Representação: Unicode (16 bits - 65.536 caracteres)
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- É um ambiente de desenvolvimento de aplicações desenvolvido e
distribuído pela Sun MicroSystems contendo
- ferramentas para desenvolver e testar programas: compilador e depurador
- ambiente de execução de programas: máquina virtual, bibliotecas de
classes e outros arquivos
- classes de demonstração, arquivos utilitários, plug-in para browsers
- documentação de classes
- códigos fonte de classes
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- Execução: java
- A partir do diretório local
- ...> java nome
- sendo nome = nome do arquivo .class que contém o main
- Executa a partir do main
- ou com argumentos:
- ...> java nome arg1,arg2,...
- Lembrete: Autoexec.bat
- SET CLASSPATH= \C:\jdk1.4\lib
- Compilação: javac
- A partir do diretório local
- ...> javac nome.java
- Vai produzir:
- arquivos .class separados para cada classe
- coloca arquivos no diretório corrente
- Lembrete: Autoexec.bat
- SET PATH=\C:\jdk1.4\bin
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- Aplicações (puras)
- são programas carregados e executados localmente pelo interpretador
Java
- possuem acesso a todos os recursos do ambiente local: diretórios,
arquivos
- sempre contém um método principal (main) onde inicia a execução
- podem fazer chamadas a programas em código nativo
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- O Método main
- class HelloWorld {
public static void
main( String[] args ) {
System.out.println( “Hello World!” );
}
}
- Quando o interpretador Java executa uma aplicação, ele começa chamando
o método main
- O método main então chama todos os outros métodos necessários para
executar a aplicação
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- Tipo Primitivo - Wrapper
- boolean - Boolean
- char - Character
- byte - Byte
- short - Short
- int - Integer
- long - Long
- float - Float
- double - Double
- void - Void
- Observação: Wrapper
- O java possui 8 wrappers para tipos primitivos que adicionam a
funcionalidade de tratar tipos primitivos como classes (Boolean;
Integer; Float; Double).
- Quando você faz um: Integer i = Inteno ger.valueOf(2);
- Java possui outros wrappers, porém no momento os que interessam
realmente são os relacionados aos tipos primitivos
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- byte - inteiro 8 bits -128 até 127
- short - inteiro 16 bits -32768
até 32767
- int - inteiro 32 bits
-2147483648 até 2147483647
- long - inteiro 64 bits
-9223372036854775808 até
- 9223372036854775807
- char - caracter Unicode 1.1
de 16 bits
- boolean - true ou false
- float - 32 bits +-
3,40282347E+38F
- double - 64 bits +- 1,79769313486231570E+308
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- Comentários
- /* texto */
O compilador
ignora tudo entre /* e */
- /** documentacao */
indica um
comentário para documentação.
Utilizado pela
ferramenta javadoc
- // texto
O compilador
ignora todos os caracteres de // até o final da linha
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- Operadores
- Atribuição: =
- Aritméticos: + -
* / %
- Unários: ++ --
- Lógicos: = = !=
< > <=
>=
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- Atribuição com atualização
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- Formato pre-fixado e pós-fixado
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- Existem diversos IDEs construídos a partir das ferramentas básicas de
desenvolvimento
- ambientes baseados em janelas
- editores, visualizadores de classes, prototipação, ...
- Eclipse: plataforma universal de ferramentas
- NetBeans:escrito em Java, com suporte às tecnologias J2SE, J2EE e J2ME
- JCreator: escrito em C++, com suporte à JSP, Ant e CVS
- BlueJ: escrito em Java, com diversas funcionalidades para ensino de
programação
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