Anotações
Apresentação de slides
Estrutura de tópicos
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JAVA
  • LTP3
  • Linguagem Técnica de
  • Programação 3
  • Aula01


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Tópicos
    • Características de Java


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Java - Apresentação
  • Java é tanto uma linguagem de programação de alto nível quanto uma plataforma.
  • Java como linguagem de programação
    • desenvolvimento de aplicações locais, centralizadas e distribuídas
    • desenvolvimento de aplicações cliente/servidor que executam em browsers
  • Java como plataforma
    • ambiente de execução neutro (JRE - Java Runtime Environment) para diferentes plataformas
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Desenvolvimento de Programas
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Implementação de Programas
  • Compilação:
    • geração de código executável
    • depende da plataforma de execução
    • tradução lenta X execução rápida
  • Interpretação pura
    • sem geração de código
    • execução lenta, independente de plataforma
  • Híbrida
    • geração de código intermediário
    • independente de plataforma de execução
    • tradução rápida X execução não muito rápida
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Ambiente de Compilação/Execução
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Compilação x Interpretação
  • Problema:
    • Para ter flexibilidade e segurança, abre-se mão do tempo de execução;
    • Um programa Java típico roda 10 vezes mais lento que um programa equivalente em linguagem nativa
  • Solução: JIT (Just-in-time compilation)
    • Compiladores JIT convertem programas Java para linguagem de máquina nativa assim que os mesmos são lidos.
    • Penalidade: a leitura dos programas se torna mais lenta.
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Localização e Internacionalização
  • “Write once, run anywhere™”
    • código irá executar em muitos lugares onde língua e costumes são diferentes
    • Internacionalização: programas maleáveis, que se adaptam à linguagem e costumes locais
    • Localização: usar ferramentas de internacionalização para adaptar o seu programa para um locale específico
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Meu Primeiro Programa
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Programa Java: Classe (class)
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Convenção para Nomes
  • Java, como C/C++ distingue entre letras maiúsculas e minúsculas
    • Exemplo: benvindo difere de Benvindo
  • Nomes de classes iniciam com maiúscula
    • Exemplo: class Benvindo
  • Nomes de variáveis iniciam com minúsculas
    • Exemplo: int peso;
  • Nomes de métodos são verbos que iniciam com minúscula e após usam maiúsculas
    • Exemplo: alterarPeso
  • Representação: Unicode (16 bits - 65.536 caracteres)
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Java2 SDK: ambiente de desenvolvimento
  • É um ambiente de desenvolvimento de aplicações desenvolvido e distribuído pela Sun MicroSystems contendo
    • ferramentas para desenvolver e testar programas: compilador e depurador
    • ambiente de execução de programas: máquina virtual, bibliotecas de classes e outros arquivos
    • classes de demonstração, arquivos utilitários, plug-in para browsers
    • documentação de classes
    • códigos fonte de classes


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Compilação e Execução:
SDK - Linha de Comando DOS
  • Execução: java
  • A partir do diretório local
  • ...> java nome
  • sendo nome = nome do arquivo .class que contém o main
  • Executa a partir do main
  • ou com argumentos:
  • ...> java nome arg1,arg2,...
  • Lembrete: Autoexec.bat
  • SET CLASSPATH= \C:\jdk1.4\lib


  • Compilação: javac
  • A partir do diretório local
  • ...> javac nome.java
  • Vai produzir:
    • arquivos .class separados para cada classe
    • coloca arquivos no diretório corrente
  • Lembrete: Autoexec.bat
  • SET PATH=\C:\jdk1.4\bin


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Exemplo Via Linha de Comando
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Programas Java
  • Aplicações (puras)
    • são programas carregados e executados localmente pelo interpretador Java
    • possuem acesso a todos os recursos do ambiente local: diretórios, arquivos
    • sempre contém um método principal (main) onde inicia a execução
    • podem fazer chamadas a programas em código nativo
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Programa Java
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A Linguagem Java
  • O Método main
    • class HelloWorld {
          public static void main( String[] args ) {
              System.out.println( “Hello World!” );
          }
      }
    • Quando o interpretador Java executa uma aplicação, ele começa chamando o método main
    • O método main então chama todos os outros métodos necessários para executar a aplicação
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Exemplo de Classe/Métodos
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Método Parametrizado
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Classe Java- Com dois Métodos
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Classe Java - Com um Objeto
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Programa com Dados Primitivos
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Tipos de Dados Primitivos

  • Tipo Primitivo - Wrapper
    • boolean - Boolean
    • char  - Character
    • byte  - Byte
    • short  - Short
    • int  - Integer
    • long  - Long
    • float  - Float
    • double  - Double
    • void  - Void
  • Observação: Wrapper
    • O java possui 8 wrappers para tipos primitivos que adicionam a funcionalidade de tratar tipos primitivos como classes (Boolean; Integer; Float; Double).
    • Quando você faz um: Integer i = Inteno ger.valueOf(2);
    • Java possui outros wrappers, porém no momento os que interessam realmente são os relacionados aos tipos primitivos
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Tipos de Dados Primitivos
  • byte -  inteiro   8 bits  -128 até 127
  • short - inteiro 16 bits  -32768 até 32767
  • int     - inteiro 32 bits -2147483648 até 2147483647
  • long  - inteiro 64 bits -9223372036854775808 até
  •    9223372036854775807
  • char       - caracter Unicode 1.1 de 16 bits
  • boolean - true ou false
  • float     - 32 bits +- 3,40282347E+38F
  • double - 64 bits +- 1,79769313486231570E+308
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Valor Padrão de Inicialização
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A Linguagem Java
  • Comentários
    • /* texto */
             O compilador ignora tudo entre /* e */
    • /** documentacao */
             indica um comentário para documentação.
             Utilizado pela ferramenta javadoc
    • // texto
             O compilador ignora todos os caracteres de // até      o final da linha
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A Linguagem Java
  • Operadores
    • Atribuição:    =
    • Aritméticos:   +  -  *  /  %
    • Unários:         ++  --
    • Lógicos:         = =  !=  <  >  <=  >=
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Operadores de Atribuição
  • Atribuição com atualização
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Operadores de Incremento/Decremento
  • Formato pre-fixado e pós-fixado
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Controle de Fluxo – if
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Ambientes Integrados de Desenvolvimento
  • Existem diversos IDEs construídos a partir das ferramentas básicas de desenvolvimento
    • ambientes baseados em janelas
    • editores, visualizadores de classes, prototipação, ...
    • Eclipse: plataforma universal de ferramentas
    • NetBeans:escrito em Java, com suporte às tecnologias J2SE, J2EE e J2ME
    • JCreator: escrito em C++, com suporte à JSP, Ant e CVS
    • BlueJ: escrito em Java, com diversas funcionalidades para ensino de programação
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Exemplo de utilização de GUI
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Entrada e Saída com GUI
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Usando o Eclipse
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Criando um Projeto
37
Criando um Projeto
38
Criando uma Classe
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Codificando o Programa
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Executando o Programa
41
Executando o Programa
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Prática de Laboratório